sábado, 16 de novembro de 2013

"(Nas competições do Sambo) o que importa é dominar e pontuar com o mínimo necessário de violência. Tudo isso para preserver os atletas." mestre de Sambo Carlos Maia ( Jimmy)

http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar

ENTREVISTA n. 12
Carlos (Jimmy) Maia
Mestre de SAMBO


Amigos,


Nesta edição comemorativa do primeiro ano do SÓ CASCA ! Trazemos a entrevista do Mestre Carlos Maia, ou Jimmy como é popularmente conhecido entre os amigos da luta. Mestre Jimmy é mais um dos nomes importantes das artes marciais no Brasil que deve ter sua história respeitada e conservada por todos nós. É um homem simples, objetivo nas palavras e educado no linguajar. Está no mundo da luta desde a década de setenta, começou como o Judô, passou pela Luta Olímplica e nos últimos dez anos assumiu o honroso encargo de coordenar a instalação do SAMBO no Brasil, foi diretamente credenciado pelo Federação Internaciona de Sambo, sediada em São Petersburgo, Rússia. Nossa conversa se deu no Clube dos Sargentos da Aeronáutica, Cascadura, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, aliás, num dia muito muito quente e histórico para o Sambo no Brasil, dia do primeiro torneio aberto desta modalidade esportiva, onde atletas do Judô, Jiu-Jtsu, Karatê competiram com lutadores de Sambo. Uma competição organizada, bonita e sem incidentes. Antes do início das lutas mestre Jimmy encontrou um tempinho e pudemos conversa a entrevista que se segue.

http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar


1.       SÓ CASCA ! – mestre a sua arte marcial, o SAMBO, soa até como exótica, sem querer ser pejorativo, quer dizer, não é popularmente conhecida aqui no Brasil como outras, como então chegou na vida do senhor?


2.       Mestre Jimmy – O Sambo caiu literalmente no meu colo... Com inicio da minha vida esportiva no judô em 1973 na Gama Filho, fui galgando os esportes até conhecer o SAMBO em 2001.

clique na imagem para ampliar

 
http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar


3.       SÓ CASCA ! –  Com que mestre?

4.       Mestre Jimmy – Edmundo Novaes, De luca, Geraldo Bernardes, Eurico Versari, Edson Leandro e outros muitos professores...

 
http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar

5.       SÓ CASCA ! – O senhor graduou-se na preta de judô?

6.       Mestre Jimmy – Sim, sou faixa preta de judô. Bom, mas ai eu afastei-me do judô porque fui para a Luta Olímpica em 1979, Treinei com o professor Edson Leandro, Sansão e continuei no Judô com o Mestre Alfredo Dornelles. Aí depois desse período fui técnico da luta olímpica, cheguei a ser campeão brasileiro e não deu para disputar no exterior por conta daquela velha história, falta de apoio, patrocínio. Até que em 2002 eu fui para a Venezuela num Pan-americano de Luta Olímpica e lá encontrei um amigo  o Abel Franco de Luta Olímpica que falou sobre Sambo. Durante nossa conversa percebi que o Sambo tinha muita afinidade com o que já fazíamos, não tinha muita diferença para falar a verdade. A partir daí fui praticando, me aperfeiçoando no Sambo, até que em 2005 conheci o professor Marcelo Capano que me convidou para dar aulas de Luta Olímpica na academia (Instituto de Lutas e artes Marciais no centro do Rio) após muita conversa, resolvemos dar inicio a Confederação de Sambo.
 
http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar

http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar
7.       SÓ CASCA ! – O professor Capano é de que formação?
8.       Mestre Jimmy – Ele é do kung-fu, fez aiki-jiu-jitsu e é mestre de Kung-Fu. O tempo foi passando em 2008 voltei a Venezuela, fiz um curso onde conheci o precursor do Sambo por lá, o russo Albert Astarov que me convidou para ir a Rússia conhecer São Petersburgo para apresentar a FIAS o Brasil. No mesmo ano voltei a São Petersburgo com um atleta do professor Marcelo Capano de kung-fu, o Marcos Albuquerque. Fomos mais por razões políticas que para lutar, fomos para conhecer, para sermos conhecidos, enfim estreitar ainda mais os laços das artes marciais entre Brasil e Rússia. Fomos muito bem recebidos, com reuniões de praxe, solenidades, culminando na nossa certificação como membros da Federação Internacional de Sambo. De volta ao Brasil, demos continuidade ao processo de implementação do Sambo no Brasil, criamos a Federação do Rio de Janeiro pegamos a de Rondônia cujo presidente é o professor Natanael e do Rio Grande do Sul cujo presidente é o professor Paulo Nichelle. Com essas três federações criamos a Confederação e a documentação ficou pronto em 3 de novembro de 2010. Não participamos de competições nos anos de 2009 e 2010, mas em 2011 fomos a Vilnius, Capital da Lituânia, Leste Europeu, foi nosso segunda participação em um mundial; em 2012 fomos a Bielorrússia, com dois atletas com a FIAS pagando todas nossas despesas; agora em 2013 fomos ao Pan-americano na cidade do panamá no Panamá e conseguimos duas medalhas de bronze; agora dia 19 vamos ao mundial com dois atletas para São Petersburgo na Rússia. Enfim, a prática e o rendimento do Sambo no Brasil está crescendo como também sua participação nas competições internacionais.





http://socasca.blogspot.com.br/
clique na imagem para ampliar
9.       SÓ CASCA ! – Mestre como funcionam as graduações e aquele que ensina é um mestre, professor ou é um instrutor, um técnico como é no boxe?
10.    Mestre Jimmy – Ele tem um técnico, que é o instrutor, lá fora existe o instrutor mestre, samboca faixa preta, faixa vermelha, faixa azul. Aqui no Brasil estamos adotando um sistema diferente de graduações do judô mescladas com jiu-jitsu. Em média, já possuindo experiência em outras artes marciais, em 3 ou 4 anos de treino intensivo a pessoa adquire graduação de instrutor (faixa preta). Também fazendo convênios para trazer pessoal de fora para darem cursos aqui no Brasil de Sambo.
clique na imagem para ampliar



11.    SÓ CASCA ! – As ordens da graduação?

12.    Mestre Jimmy – No nosso caso brasileiro, branca, amarela, laranja, verde, roxa, preta e depois tem azul e branca, vermelha e azul. No caso aqui no Brasil eu dou aula de vermelha e azul, mas no exterior, pelas regras da Federação Internacional eu visto a vermelha.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar


13.    SÓ CASCA ! – Estou enganado ou a primeira figura mais popular que tivemos no Brasil como praticante de Sambo, foi o Oleg Tataktarov? Aquele que lutou no Brasil com o grande Marco Ruas na década de noventa?

14.    Mestre Jimmy – Isso no vale tudo, tivemos também o russo Fedor Emelialenko e agora mais recente o Montgomery de 74kilos que está ganhando tudo.
clique na imagem para ampliar



15.    SÓ CASCA ! – Mestre por favor explique melhor, a técnica do SAMBO consiste mais em torções e quedas?

16.    Mestre Jimmy – Sambo,  “Samooborona Bez Orujia” quer dizer “autodefesa sem armas”, ela tem aproximadamente 75 anos de existência, concebida na Rússia, mais de 120 países praticam.  Para exemplificar, a gente utiliza as técnicas do: judô, jiu-jitsu, aiki-jiujitsu, a luta olímpica que é o wresttling, aikido, kravmagá, tudo você usa na parte desportiva, já no Sambo Kombat é o MMA, com proteção, luva, capacete, caneleira. Dentro disso então temos 3  modalidades de Sambo, que são o Kombat, onde vale socos, chutes, quedas, torções, tudo, mas com as proteções que mencionei; o Esportivo, semelhante ao Kombat, porém sem os chutes e socos e o Escolar que eu desenvolvi para iniciação da garotada. No Esportivo só vale quedas e imobilizações, evitando assim que as crianças se lesionem com chutes e torções. 
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



17.    SÓ CASCA ! – agora, se o senhor me permitir, falando um pouco de si, sempre viveu de arte marciais? O senhor me parece que é militar é isso?

18.    Mestre Jimmy – Cheguei a trabalhar  22 anos com informática. Como na Gama Filho havia a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos caso fosse um atleta de lá, optei por isso no lugar de fazer um outro tipo de trabalho. Aí assim pude fazer faculdade de arquitetura e de educação física. Fui atleta de Judô e de Luta Olímpica, nesta eu me destaquei mais porque no judô era muita gente e como eu já tinha 19 anos fui para Luta Olímpica porque havia mais campo. Como digo hoje em dia para a rapaziada, no Sambo há mais campo do que nas demais artes marciais, até mais que no MMA. Com isso comecei a dar aulas de Judô na ACM do Engenho de Dentro em 1992 e dei aulas também na ACM da Lapa, de Judô, Luta Olímpica e agora também de Sambo. Hoje em dia eu sou Guarda Municipal e existe uma ideia de que nesta organização o Sambo seja ensinado como defesa pessoal.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



19.    SÓ CASCA ! – O senhor como veio do Judô imagino que possua e estimule as mesmas virtudes que os judocas costumam também preservar no Dojo através da disciplina, do respeito ao mestre, isso é exigido também no Sambo?

20.    Mestre Jimmy – Exatamente, é cobrado também, até mais, porque a origem do Sambo é militar. Os militares russos no início do século XX criaram o Sambo como uma arte de defesa pessoal para a guerra e por isso, sem sombra de dúvida, a disciplina é muito levada em conta. Até mais que no Judô porque sempre tem um que quer ser melhor que o mestre, mas no Sambo não, a hierarquia é muito grande e levada em conta, o respeito militar. Estive agora dia 5 na Rússia para eleição do presidente da FIAS, elas conversam com você com muito respeito e deferência, não só pela sua pessoa em si, mas especialmente pelo seu posto no SAMBO. O aluno, sobretudo, respeita muito o instrutor, o mestre.

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



21.    SÓ CASCA ! – A gente observa que o Judô é um grande exemplo de uma arte marcial onde valores importantíssimos para formação do caráter das pessoas é exigido e praticado através da disciplina e do respeito ao mestre e os colegas. Agora fico feliz em saber que no SAMBO também há esta filosofia. Mas, eu lhe pergunto o senhor acredita nisso? Que nesse mundo em que vivemos é possível mesmo um mestre, o senhor por exemplo, ensinando o SAMBO contribuir para formação não só física, mas do caráter de um aluno, de uma criança por exemplo, incutindo-lhe práticas de respeito e disciplina?

22.    Mestre Jimmy – O professor de artes marciais pode muito ajudar neste sentido. Vou lhe dar um exemplo pessoal. Tenho uma filha de 2 anos de idade, ela está na creche, é criada pela mãe, por mim e pela vó. Ela começou fazer umas coisas em casa, umas malcriações, jogar as coisas no chão sem motivo. Ora, ninguém faz isso em casa, isso ela deve ter visto na creche. A mesma coisa é numa academia, se eu ensinar e exigir que meus alunos se portem com respeito e aguardem a instrução do professor ou mestre do dojo, eles farão. Disciplina e educação são os pontos  principais.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar


clique na imagem para ampliar


23.    SÓ CASCA ! – Então os pais podem acreditar que no Sambo as crianças terão limites e não serão ensinadas a agredir os outros no colégio, nas ruas? Porque esta é uma grande preocupação dos pais que buscam matricular seus filhos em academias de artes marciais.

24.    Mestre Jimmy – Claro. Você verá aqui, uma das grandes diferenças dos torneios do Sambo para os demais torneios de outras artes, não são nem as regras de pontuação, que são diferentes, mas o poder que atribuímos aos árbitros de interromper a luta. Tudo para preservar os atletas e  com isso deixar claro que o que importa é dominar e pontuar com o mínimo necessário de violência. Estava até conversando com o pessoal do MMA agora, porque a impressão que tenho é o MMA busca machucar o adversário, tirar sangue ou finalizá-lo de uma forma drástica. No Sambo é ao contrário, o árbitro ele sempre protege o atleta, se ele notar uma posição bem encaixada interrompe e dá a vitória, não adianta reclamar é a nossa regra, nossa postura, “ah mais eu ia resistir, meu mestre não deixa eu bater, prefiro que estale o braço, mas não bato...” não interessa nada disso para nós, o principal é a preservação dos atletas, assim a luta é encerrada e o outro fica com a vitória.

clique na imagem para ampliar
 

clique na imagem para ampliar




clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar



25.    SÓ CASCA ! – Considerando a sua longa vivência no mundo da luta, quem seria, ou quais seriam, as pessoas que conviveu e acha que merecem ser lembradas e por que razão?

26.    Mestre Jimmy – Não posso esquecer meu primeiro professor na Gama Filho, o professor Edmundo Novaes. Outro professor também me marcou muito foi o Edson Leandro, mestre de judô e luta livre com a convivência passou a mais que um amigo, foi um verdadeiro pai para mim.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar



27.    SÓ CASCA ! – Por que ele foi tão importante?

28.    Mestre Jimmy – Essa educação, era guerreiro, ensinava o que sabia e se não sabia, tinha humildade de buscar coisas novas para ensinar para gente, dava chance para as pessoas crescerem. Era muito forte e técnico. Até hoje todos os atletas que passaram por ele pela Luta Olímpica foram bem encaminhados. Eu por exemplo, trabalhei 20 anos na Gama Filho, sou Guarda Municipal, casado, tenho filhos. Meu irmão trabalha, está encaminhado, amigos nossos dessa época, são auditores, bombeiros, todos são homens honrados e devemos muito ao que aprendemos no convívio com o mestre Edson Leandro, o Sansão, infelizmente, falecido, mas sempre lembrado por nós. Por último, teve o Abel, o Abert Astahof e o Fedor Emelialenko que se Deus quiser teremos ele aqui para o Pan-americano de Sambo de 2016, queremos que seja aqui no Brasil .

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar


29.    SÓ CASCA ! – Este Open Sambo que vamos assistir aqui hoje, fale um pouco dele, por favor.

30.    Mestre Jimmy – É um Open que estamos fazendo para selecionar os atletas do Pan-Americano a ser realizado ano que vem. Era para vir atletas de outros estados, por motivos financeiros, falta de apoio não conseguimos tê-los aqui. Ainda assim tivemos um significativo apoio do Governo do Estado que nos cedeu uma ambulância, socorristas, troféus e conseguimos também este espaço cedido aqui no Clube dos Sargentos da Aeronáutica. Este torneio apesar de ser de Sambo, como o nome diz, é aberto a atletas de todas as outras artes marciais, tem gente de Jiu-Jitsu, Karatê, Judô, só que as regras são do Sambo. Inclusive devo mencionar o Pedro Gama Filho que é presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBAS), ele que cedeu gentilmente o tapete aqui para nós.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



31.    SÓ CASCA ! – O que é para o senhor um Casca Grossa?

32.    Mestre Jimmy – Tenho um garoto aqui, Vinícios Ignácio, há dois anos, começou no judô, passou pela Luta Olímpica e agora faz Sambo, foi campeão em  todas e só tem 13 anos de idade. Está um sol escaldante, ele vai ao treino, está chovendo, ele vai, tem um torneio em lugar distante, até mesmo em outro estado, ele vai. Ele e a mãe dele. É um garoto que vai dar futuro.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



33.    SÓ CASCA ! – Então o senhor está me dizendo que o que importa é a determinação e o apoio da família.

34.    Mestre Jimmy – O apoio da família é fundamental. Você vê aqui, a maioria dos atletas estão com suas famílias. Temos até hoje aqui inscrito um garoto que competiu no TUF da Rede Globo.
clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar


clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar



35.    SÓ CASCA ! – Mestre e quem quer fazer um bom Sambo num ambiente disciplinado e técnico onde procurar?

36.    Mestre Jimmy – A partir dos 6 anos pode começar com Sambo Escolar, o aluno vai aprender Judô, Jiu-Jistu e o próprio Sambo, a partir dos 14 anos começa do Esportivo e o Combat. As academias temos unidades no Méier, Engenho de Dentro, Piedade, Niterói e Nova Iguaçu, temos outras academias para começar aguardando apenas a formação dos instrutores. Dou aulas na ACM do Engenho de Dentro ou na Academia Shodo na Piedade, meu telefone é (21) 7881-3879, email: naza13@hotmail, www.sambobrasil.com.br 


clique na imagem para ampliar

Um comentário:

Unknown disse...

Por este motivo é que me sinto um escolhido por Deus, para realizar os trabalhos que nos é dado.
Obrigado aos amigos de luta e vamos continuar a apresentar o melhor para vocês assim como estas belíssimas fotos. Parabéns pelo Trabalho.